Virgindade e Fornicação

Virgindade e fornicação

Texto: I Coríntios 6:19-20

Introdução: Pode até parecer estranho falar de virgindade nos dias de hoje em um mundo no qual os valores morais estão tão banalizados. Conceitos como honrar pai e mãe, viver uma vida honesta, não procurar os seus próprios interesses, fidelidade conjugal, fornicação e virgindade estão fora de moda; mais isto já era de se esperar, haja vista o mundo estar “debaixo” do maligno e de toda a sua influência. No entanto, para a igreja os conceitos do mundo não interessam (não somos deste mundo e não devemos nos conformar com ele) somos sal e luz nesta terra.

Hoje estaremos estudando um assunto importante para a família cristã, trata-se da virgindade e da fornicação.

O assunto é relativo aos pais e aos filhos e deve ser aprendido, pois o índice de impureza sexual na igreja cresce assustadoramente e diariamente a mídia e as escolas ensinam (contrariando a Bíblia) que o sexo antes do casamento é normal.

Os resultados disto são vidas arruinadas, marcas profundas na alma e no corpo, gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis.

Parte I -  O pecado contra o corpo

A fornicação é o sexo antes do casamento. Este pecado é condenado por Deus e faz marcas profundas na vida de quem o pratica. Em troca de alguns minutos de prazer, são feitas feridas profundas na alma e no corpo, que podem deixar consequências irreparáveis. Embora não exista pecado que Deus não possa perdoar, com exceção da blasfêmia contra o Espírito Santo, a fornicação pode deixar estragos irreparáveis ainda nesta vida.

O apóstolo Paulo fala da gravidade do pecado sexual em sua Primeira Epístola aos Coríntios, capítulo seis, versículos 12 a 20. O pior de todo este problema é que o corpo é o templo do Espírito Santo.

Não existe instinto sexual no ser humano como no animal, somos seres racionais! Nos versículos de 12 a 14, Deus deixa claro esta verdade, e no versículo 13, vemos o motivo para o qual o nosso corpo serve. Este corpo será ressuscitado na volta do Senhor e para aquele que estiver vivo, este mesmo corpo será transformado. Existem crentes que andam dizendo que Deus só quer o coração, isto é uma mentira! I Tessalonicense 5.23,24

Quando um jovem cristão comete fornicação, ele está contaminando o templo do Espírito Santo, além de tirar a santidade de algo que pertence ao Senhor! I Coríntios 6. 19,20.

Na epístola aos Gálatas vemos os pecados na área sexual fazendo parte da lista das obras da carne e o Senhor afirma que os que cometem tais coisas, não herdaram o reino dos céus! (Gálatas 5.19,21).

Parte II - A virgindade como símbolo de santidade

A virgindade é símbolo de santidade.

Jesus nasceu de uma virgem (Isaías 7.14). A virgindade na Bíblia é tão importante que é usada por Deus como figura da Santidade da igreja (II Coríntios 11.2).

O ensino Bíblico é de que a virgindade deve ser mantida pelos jovens. Existe uma tendência de se pensar que virgindade é um assunto somente para mulheres, o que é um engano, os homens também devem procurar manter a santidade do seu corpo; o pecado é o mesmo para ambos, embora seja verdade que as consequências físicas da fornicação sejam na maior parte das vezes piores para as mulheres.

Conservar a virgindade é muito mais do que não ter relação sexual antes de casar, é muito mais do que ter o hímen intacto; ser virgem é conservar a pureza e santidade!

Parte III - A Diferença entre a fornicação para o ímpio e para o crente

Quando um ímpio cai em pecado na área sexual, como em qualquer outra área da sua vida, ele o faz sem ter Deus em seu coração, desconhecendo a vontade do Senhor, embora a maior parte saiba que é errado (Atos 17.30). Quando uma moça que não é mais virgem aceita a Cristo como seu Senhor, para Deus ela se torna como uma virgem e os seus pecados são perdoados (Isaías 1.18; II Coríntios 5.17; Hebreus 8.12; 10.17).

Não podemos comparar este caso com o de uma pessoa que já entregou a vida Jesus; neste caso, o pecado de fornicação é bem mais sério; vejamos:
1º) O seu corpo é o templo do Espírito Santo ( I Coríntios 6.19,20)
2º) Conhece a vontade de Deus
3º) Quebra a santidade da igreja (I Coríntios 3.16,17)
4º) Traz consequências sérias para terceiros

Quando uma pessoa cai neste tipo de pecado, é necessário passar pela disciplina, pois:
A) A disciplina restaura o ferido
B) A disciplina mantém a pureza da igreja
C) A disciplina evita a propagação do erro (I Coríntios 5.6)
D) A disciplina mantém a liberdade no púlpito da igreja
Daí vem mais um motivo da gravidade deste pecado: Fatalmente a mentira um dia virá à luz e com ela a vergonha.
Deus perdoará (I João 2.1), a igreja perdoará, mais certamente existirão feridas que poderiam ser evitadas. Outros problemas poderão ocorrer, como por exemplo:
1- Quando as pessoas envolvidas não casam alguém pode se machucar e a comunhão ser abalada;
2- Problemas familiares;
3- Problemas com parentes ímpios;
4- Quando as pessoas se casam, mais a igreja já  sabe, o tratamento deverá ser de um modo que não leve os outros a fazerem o mesmo, etc...

Devemos levar em conta ainda o fato de que nenhum caso é igual, e, portanto, nenhuma postura de correção será igual.

Parte IV- Fugindo da fornicação e mantendo a santidade

Fatores que levam a fornicação entre jovens:

a) Falta de temor a Deus
b) Falta de temor da igreja com a banalização da disciplina
c) Falta de vigilância
d) Carícias (certas intimidades- Provérbios 6.27)
e) Contato com material pornográfico
f) Ensino mundano
g) Propaganda na mídia

Conclusão: Melhor é para o jovem manter a pureza na sua mocidade, a virgindade é importante para o servo de Deus e deve ser cultivada na família e na igreja. A fornicação, ao contrário, causa diversos problemas para quem a pratica, contaminando o próprio corpo e a igreja do Senhor, sendo portanto um pecado gravíssimo, devendo ser tratado.

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. gostei muito!! muito bem ensinado! os jovens precisam aprender isso mesmo, ainda que seja estranho para o mundo, mas essa é a intenção dos cristãos memso ser diferente!!!! Deus ama a pureza!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem