Como Dizer Graças a Deus?

Como dizer Graças a Deus?Texto: II Coríntios 9:15

Introdução: Salmo 107:8 diz: "Deem graças ao Senhor pela sua benignidade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens!” Como podemos dizer graças a Deus, que tão grandemente abençoado nossas vidas?

Deixe-me dar lhe cinco maneiras de expressar seus agradecimentos a Deus.

I. Diga graças a Deus com o seu canto

A. "Alguns homens cantam tenor, alguns baixo, e outros barítono. Alguns só conseguem cantar monótono”.

B. "Algumas pessoas são "Cantores prisioneiros” - atrás de algum bar e sempre procurando a chave certa” 

C. Embora você possa não ser capaz de cantar como um canário; somos encorajados a dar graças a Deus através do canto para Seu louvor.

D. Salmo 28:7 "O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu cântico o louvarei”.

E. Salmo 92:1-3 "Bom é render graças ao Senhor, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã a tua benignidade, e à noite a tua fidelidade, sobre um instrumento de dez cordas, e sobre o saltério, ao som solene da harpa".

F. No ano de 1742, John Wesley deu estas cinco regras para cantar na igreja.
1. Cantar todos. Ver que você se una a congregação tão frequentemente quanto você puder. Não deixe que um pequeno grau de fraqueza ou cansaço te impeça. Se for uma cruz para você, tome-a e você vai encontrar uma bênção.
2. Cante vigorosamente e com bom ânimo. Cuidado para não cantar como se estivesse meio adormecido, mas levanta a sua voz com força.
3. Cante modestamente. Não grite, de modo a ser ouvido acima ou distinto do resto da congregação, mas se esforce para unir sua voz em conjunto para fazer um som claro e melodioso.
4. Cantar no tempo. O tempo que for cantado, não se esqueça de manter com ele. Não corra nem ficar atrás dele.
5. Acima de tudo, cantar espiritualmente. Tem um olhar de Deus em cada palavra que você canta. A fim de fazer isso, cuide estritamente o sentido do que você canta e ver que seu coração não seja levado com o som, mas ofereça a Deus continuamente.

G. Salmo 69:30 "Louvarei o nome de Deus com um cântico, e engrandecê-lo-ei com ação de graças"

II. Diga graças a Deus com sua oração.

A. I Crônicas 16:34 "Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre"

B. I Crônicas 29:13 "Agora, pois, ó nosso Deus, graças te damos, e louvamos o teu glorioso nome"

C. Houve dez leprosos que foram curados por Jesus e apenas um voltou para agradecer.

D. Lucas 17:15-17 "Um deles, vendo que fora curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, dando-lhe graças; e este era samaritano. Perguntou, pois, Jesus: Não foram limpos os dez? E os nove, onde estão?”

E. Gratidão esta escassa hoje. Esta história é um reflexo do Corpo de Cristo? Nove indo seu caminho, indo à igreja, lendo a Bíblia, mas nunca deixando de dizer "Graças a Deus"?

F. Filipenses 4:6-7 "Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus”.

G. Ingratidão denota imaturidade espiritual. Crianças nem sempre apreciam o que os pais fazem por eles. Eles têm memória curta. Sua preocupação não é o que você fez por mim ontem, mas o que você está fazendo para mim hoje. O passado não tem sentido e por isso é o futuro. Eles vivem para o presente. Aqueles que são maduros são profundamente agradecidos àqueles que trabalharam no passado. Eles reconhecem os que trabalham durante o presente e sustenta os que trabalharam no futuro.

III. Diga graças a Deus com sua oferta.

A. Deus deve ser o foco de nossa oferta. Nosso Deus é generoso e quando damos a Deus, estamos apenas devolvendo uma parte para ele, dizendo "obrigado" por tudo que Ele nos deu. Devemos dar com alegria.

B. Em Hebreus 7:2, nos é dito que Abraão pagou o dízimo a Melquisedeque; "Como um tributo de gratidão para com ele, e como um agradecimento, oferecendo a Deus, Abraão deu-lhe uma décima parte dos despojos que ele havia tomado”.

C. Dar é uma expressão de gratidão.

D. II Coríntios 9:7 "Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria”.

E. Dar a Deus ou viver para Deus é às vezes considerados como "pagar nossas dívidas", ou cumprir uma obrigação. Qual deve ser a nossa atitude com relação a dar para Deus? Qual é a maneira correta de dar e pensar em dar? O primeiro ponto que precisamos entender é: Dar é um ato de adoração. É uma expressão de gratidão a um Deus fiel por toda a sua bondade para mim. Dar não é apenas uma resposta a uma necessidade na igreja, é uma resposta de gratidão.

F. Atos 20:35 "...recordando as palavras do Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: Coisa mais bem-aventurada é dar do que receber "

G. "A adoração é dar a Deus o melhor que Ele lhe deu" Quer se trate de finanças, talentos, ou tempo, decidir a adorar a Deus pela ação de devolver uma parte de volta para ele.

H. II Coríntios 9:11-13 "enquanto em tudo enriqueceis para toda a liberalidade, a qual por nós reverte em ações de graças a Deus. Porque a ministração deste serviço não só supre as necessidades dos santos, mas também transborda em muitas ações de graças a Deus; visto como, na prova desta ministração, eles glorificam a Deus pela submissão que confessais quanto ao evangelho de Cristo, e pela liberalidade da vossa contribuição para eles, e para todos"

I. Mateus 10:8b "De graça recebestes, de graça dai”.

IV. Diga graças a Deus com a sua vida

A. Colossenses 3:17 " E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai"

B. O discipulado é uma maneira de dizer “Graças a Deus”

C. Alguém disse: "Viver cada dia sem Deus, desonra-o. Graças todos os dias vivendo para Deus, honra e glorifica a Ele!”.

D. Efésios 5:2-4 "e andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Mas a prostituição, e toda sorte de impureza ou cobiça, nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos, nem baixeza, nem conversa tola, nem gracejos indecentes, coisas essas que não convêm; mas antes ações de graças" Aqui em Efésios vemos os santos vivendo uma vida de gratidão.

E. Devemos ter o propósito em nosso coração de viver uma vida de graças; não só para dar graças.

F. I Tessalonicenses 4:1 "Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como aprendestes de nós de que maneira deveis andar e agradar a Deus, assim como estais fazendo, nisso mesmo abundeis cada vez mais"

G. Vivendo para Jesus uma vida que é verdadeira, se esforçando para agradá-Lo em tudo o que eu faço; com lealdade, de coração alegre e livre, Este é o caminho de bênção para mim.

V. Diga graças a Deus com o seu compartilhar.

A. Salmo 34:1 "Bendirei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca”.

B. Romanos 1:14-15 "Eu sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes. De modo que, quanto está em mim, estou pronto para anunciar o evangelho também a vós que estais em Roma"

C. Devemos louvar ao Senhor e ter o desejo de contar aos outros sobre ele. Por causa do Seu grande amor por nós devemos com gratidão amar os outros.

D. Podemos agradecer a Cristo por contar aos outros como conhecemos Jesus e encontramos uma nova vida através da experiência maravilhosa da graça de Deus. Podemos dizer-lhes simplesmente que Jesus viveu e morreu por eles.

E. Salmos 105:1-2 "Dai graças ao Senhor; invocai o seu nome; fazei conhecidos os seus feitos entre os povos. Cantai-lhe, cantai-lhe louvores; falai de todas as suas maravilhas”.
 
Conclusão: “Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. I Tessalonicenses 5:18.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem