Energizado Por Sua Presença

Energizado por Sua Presença
Texto: Mateus 28:18-20

Introdução: Quando foi a última vez que você sentiu a presença de Deus de uma maneira especial?

Você pode ter experimentado ela na igreja, durante o testemunho de um amigo, ou durante um momento de oração. Ou talvez você esteja passando por uma situação difícil e teve que confiar totalmente na Sua força. Em momentos como estes, o Senhor revela Seu poder de uma forma única. 

Ter a consciência de Sua presença nos dá energia para superar a adversidade e avançar no Seu reino. Com a orientação e o poder do Senhor, podemos obter a vitória em qualquer situação.

I. Como podemos descrever a presença de Deus?

A. O Criador está em toda parte, mas Ele não está presente em todos os lugares da mesma maneira. Por exemplo, Ele está na criação, mas a criação não é ele. Deus está sempre com os seguidores de Cristo, mas às vezes Ele se manifesta aos crentes de maneira especial.

B. Podemos adequadamente definir a presença do Senhor? NÃO. Mas podemos descrever a experiência como "Deus revelando-se pelo Seu Espírito ao nosso espírito com a finalidade específica de estimular-nos, permitindo-nos, energizando-nos, informando-nos ou nos avisando”.

II. Qual é o papel do Espírito Santo?

A. Ele habita no crente desde o momento da salvação (Romanos 8:9).
B. Seu propósito é capacitar, ensinar, e revelar o sentido das Escrituras.
C. O Espírito nos capacita a se tornar mais semelhantes a Cristo em nossas atitudes e ações (Romanos 8:29).
D. Sem o Espírito Santo, não podemos ter comunhão com Deus ou experimentar Seu poder agir através de nós.

III. Como o Senhor operou no passado?

A. O Pai revelou sua presença a Moisés através da sarça ardente (Êxodo 3:1-21).

B. Josué viu o Senhor na forma de um guerreiro. Deus revelou como conquistar Jericó com a estratégia sobrenatural ao invés de táticas militares (Josué 5:13-6).

C. Deus apareceu a Gideão para encorajá-lo. Caso contrário, com apenas 300 homens, o líder não teria confiança para organizar um ataque contra os midianitas (Juízes 6:11-13; Juízes 7:1-25).

D. Isaías viu o Senhor assentado no seu trono celestial. Porque ele estava ciente da presença de Deus, o profeta estava disposto a assumir uma tarefa muito difícil; que era alertar o Israel rebelde do juízo vindouro (Isaías 6:1-8).

E. Deus se encontrou com Jeremias. A presença de Deus deu poder a Jeremias para proclamar a desobediência de Judá e chamá-los ao arrependimento (Jeremias 1: 9, 19).

F. Pedro foi reforçado pela presença de Cristo. Quando ele estava com Jesus, o discípulo caminhou sobre as águas e defendeu o Senhor contra os soldados romanos (Mateus 14:26-29, 26:50-51). Mas longe do Salvador, Pedro negou conhecê-Lo (Mateus 26:69-75).

G. Paulo viu Jesus em seu caminho para Damasco. Se o apóstolo não soubesse da presença de Deus, ele não teria continuado a pregar o evangelho em face de espancamentos, prisão e perseguição (Atos 9:3-5).

IV. Como é que a presença de Deus nos energiza?

A. Motivando-nos para viver uma vida santa. Estar na presença do Criador do universo nos inspira a fazer escolhas acertadas.

B. Sua presença nos dá força para superar os desafios. Davi sabia que o Senhor iria defender o seu nome e dar-lhe a vitória contra Golias (1 Samuel 17:45-47).

C. Experimentar Sua presença nos lembra de como Ele trabalhou no passado. Enquanto recordamos exemplos bíblicos de Sua fidelidade, temos paz sobrenatural e confiança em cada situação.

D. Ganhamos Sua perspectiva. Deus revelou ao servo de Eliseu que os guerreiros angelicais eram maiores em números que o exército da Síria (2 Reis 6:11-17). A presença do Senhor nos ajuda a ver a vida de Seu ponto de vista.

Conclusão: Você quer experimentar intimamente a presença do Senhor? Se você quer, eu desafio você a orar: "Pai, eu quero submeter-me ao seu controle perfeito da minha vida. Revela-se a mim da forma que o Senhor quiser" Meu amigo, o Senhor quer satisfazê-lo com Sua presença e usá-lo de maneira emocionante. Não perca uma das maiores bênçãos da vida, aprendendo a viver na certeza de que Ele está sempre com você.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem